DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


Vygotsky, erudito bielo-russo, tem como um dos aspectos centrais de seus estudos e pesquisas a questão da constituição das funções psicológicas superiores, as tipicamente humanas, vinculada à linguagem, aos conceitos de ação internalizada e zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Assim, avalie as assertivas abaixo, sobre a relevância do social para a formação humana, segundo Vygotsky:

I- O desenvolvimento dos seres humanos é indissociado da dimensão sociocultural em que os homens encontram-se inseridos.

II- Defende a importância do outro social para a própria humanização do homem.

III- Sem a convivência com outros da mesma espécie, os seres humanos, nem sequer se humanizariam.

IV- Sem a convivência, os sujeitos não desenvolveriam sua característica essencial, que é a capacidade de abstrair, quantificar, representar, operar com símbolos e signos, construir a consciência.

V-  A formação da consciência só é possível por meio da participação ativa em práticas socioculturais.

 

Estão corretas as assertivas:


I, II e III apenas.


I, II, III, IV e V.


II, IV e V apenas.


I, III e V apenas.


II, III e IV apenas.

Tomando por base a concepção de inteligências múltiplas, proposta por Gardner, vislumbramos a possibilidade de pensar uma educação escolar com base na mediação, nos diferentes estímulos para o melhor desenvolvimento do aluno, não ficando preso apenas aos testes de conhecimento e este ou aquele conteúdo. É preciso repensar a educação e, assim, refletir sobre a prática pedagógica do professor. Desta forma, uma escola que leve em consideração a teoria proposta por Gardner, deve ter como propósito que tipo de atividades?

I. Atividades de compreensão que ajudam os alunos a encontrar seu próprio equilíbrio e possibilita que se sinta mais engajado e competente.

II. Atividades que permitam aos alunos saber o quanto de inteligência linguística e lógico-matemática eles possuem, para ampliá-las exercitando-as e treinando-as.

III. Atividades com o propósito de desenvolver as inteligências e auxiliar os alunos a atingir harmonia em seu espectro de competências.

 

A sequência com as afirmativas corretas é:


II e III apenas.


I, II e III.


I apenas.


I e III apenas.


I e II apenas.

Para Gardner, as pessoas possuem capacidades diferentes, das quais se valem para criar algo, resolver problemas e produzir bens sociais e culturais, dentro de seu contexto. Sobre a teoria das inteligências múltiplas, proposta por Gardner, analise as assertivas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

(  ) As Inteligências podem ser estimuladas: o contexto social, a escola, a oportunidade de explorar e realizar atividades diferentes, são fatores que podem interferir no desenvolvimento das inteligências.

(   ) Há mais de uma inteligência e o indivíduo tem pelo menos uma dessas capacidades desenvolvida.

(   ) As inteligências não se combinam, trabalham de forma independente e se desenvolvem de forma pura e elaborada em cada pessoa.

(   ) As inteligências trabalham em conjunto para resolver um problema, mesmo sendo independentes, como por exemplo para dançar é necessário as inteligências corporal e musical.

 

A sequência correta é:


V, V, F, F.


V, V, F, V.


F, F, F, F.


V, V, V, V.


F, F, V, V.

O adolescente é adrenalina que agita a juventude

             tumultua os pais e os que lidam com ele.

                           Adrenalina que dá taquicardia nos pais,

                                      depressão nas mães, raiva nos seus irmãos,

                                                 que provoca fidelidade aos amigos,

                                                          desperta paixão no sexo oposto,

                                                                 cansa os professores,

                                                                        curte um barulhento som,

                                                                             experimenta novidades,

                                                                                   desafia os perigos, revolta os vizinhos...

                                                                                       O adolescente é pequeno demais para grandes coisas,

                                                                                         grande demais para pequenas coisas  (TIBA, 2005).

 

O poema de Içami Tiba é ilustrativo da complexidade do ser, em especial do ser adolescente e daqueles com quem convive. Geralmente a adolescência é tida como uma fase de inúmeros conflitos entre os jovens com seus pais e até mesmo com seus professores.

Sobre os estudos em relação ao desenvolvimento humano nos anos escolares e a fase da adolescência, é correto afirmar que uma das maiores entraves vivida pelo adolescente é:


Compreender tranquilamente todas as mudanças físicas que ocorrem nessa fase.


Selecionar que tipo de amigos terá para agradar seus pais.


Evitar o convívio com más companhias, muitas vezes, ditas pela sociedade. 


Decidir qual a sua futura profissão.


Enfrentar as mudanças físicas e psicológicas comuns de sua idade.

No que se refere ao desenvolvimento humano no período escolar, o professor precisa compreender que aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor, cognitivo e social podem ser determinados tanto pelo biológico no desenvolvimento humano, como também podem depender de aprendizagem.
Considerando os estudos sobre o desenvolvimento humano no período escolar, avalie as asserções abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I - O ser humano, desde o nascimento, apresenta uma plasticidade muito grande no cérebro que permite desenvolver várias formas de comportamento e utilizar de diversos recursos e estratégias para se inserir no meio.
II - A criança só consegue construir conhecimento quando se insere no contexto escolar, pois só assim terá contato com outras crianças e oportunidade de um aprendizado formal, sistematizado.
III - A escola só conseguirá promover o desenvolvimento humano ao considerar apenas o que poderá propor pelo conhecimento formal ou sistematizado, pois o o que a criança desenvolve por si mesma ? o conhecimento não sistematizado - não contribui para o desenvolvimento humano.
IV - Crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de necessidade educativa especial precisam de cuidados e atenção especial, diferentemente das crianças e adolescentes que não apresentam nenhuma necessidade educativa especial.

A alternativa CORRETA está contida em:


Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Apenas a sentença I é verdadeira.
Apenas a sentença III é verdadeira.

Em seu material de estudos sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo ensino-aprendizagem na infância, você teve a oportunidade de compreender o estudo da evolução do cérebro, como estrutura biológica e funcional relacionada ao processo de aprendizagem. Sendo assim, com base nas leituras e estudos realizados, leia e analise as afirmativas abaixo e, em seguida, classifique-as em verdadeiras ou falsas.

(   ) O cérebro é uma estrutura moldável, que se modifica para responder às novas necessidades do indivíduo ou a estímulos do ambiente.

(   ) O cérebro, para se manter ativo, necessita de oxigênio, glicose, sangue.

(   ) O processo de desenvolvimento do cérebro humano só acontece depois da vida intrauterina.

(   ) Os cuidados maternos no período pré-natal são importantes para a redução dos riscos ao desenvolvimento fetal.

(   ) A pele é uma grande estrutura sensorial do sistema nervoso e delimita o espaço interno do organismo e o meio ambiente.

 

A sequência correta está contida em:


V, V, F, V e V.


F, V, V, V e V.


V, V, V, F e F.


V, V, F, V e F.


V, F, F, V e V.

Você realizou leituras, estudou sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, os diferentes aspectos desse desenvolvimento e que existem elementos psicomotores que são constantemente utilizados durante o processo de aprendizagem. Pensando nisso, analise as afirmativas a seguir:

I – Um educador, a partir de um bom conhecimento sobre o desenvolvimento do aluno, poderá estimulá-lo de maneira que todas as áreas como psicomotricidade, cognição, afetividade e linguagem estejam interligadas.

II - O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.

III - A lateralidade representa o domínio que a criança tem para utilizar um lado do corpo mais do que o outro nos níveis: mão, olho e pé.

IV - A orientação temporal diz respeito à capacidade da criança de se situar no tempo.

V - A Psicomotricidade estuda exclusivamente os problemas motores da criança. Fica a cargo de outra ciência a questão relacionada com a lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal e esquema corporal.

 

As afirmativas corretas estão contempladas em:


I, II e V apenas.


I, II, III e V apenas.


III e IV apenas.


II, III e IV apenas.


I, II, III e IV apenas.

A coordenação dos movimentos na criança acontece a partir de estimulações que ela recebe do meio, porém as informações que ela recebe não vêm necessariamente apenas do mundo externo. Ou seja, a capacidade que cada indivíduo tem de sentir a tensão muscular, os movimentos é um sentido interno e pessoal conhecido como:


Próximo-distal.


Cinestesia.


Céfalo-caudal.


Piramidal.


Neural.

"Orientar-se no tempo é situar o presente em relação a um "antes" e a um "depois", é avaliar o movimento no tempo, distinguir o rápido do lento, o sucessivo do simultâneo. A noção de tempo está intimamente ligada à noção de espaço - ele é a duração que separa duas percepções espaciais sucessivas" (OLIVEIRA, 2011, p. 20). 

Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a orientação temporal, avalie as asserções que se seguem:

 

Para poder identificar algumas dificuldades em relação à orientação temporal das crianças, o professor precisa compreender como se caracteriza a organização do tempo pela criança de acordo com cada faixa etária.

 

PORQUE

 

Por meio da orientação temporal, a criança deve ser capaz de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos, da renovação cíclica de certos períodos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.



As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

A discriminação visual é essencial para aprendizagem da leitura e da escrita. A criança necessita construir um padrão de impulsos neurológicos que possibilitam maior controle sobre o mecanismo visual e desenvolvimento de sua percepção visual. A respeito desse assunto, a autora do material de estudos "Aprendizagem pelo movimento", identifica que quando há dificuldades em discriminação visual, a criança: 

I- apresenta uma leitura lenta, hesitante e normalmente com voz monótona.

II- confunde letras simétricas como d/b; n/u; p/q.

III- troca letras que se diferem em pequenos detalhes como o/e; h/b; a/o.

IV- escreve palavras com configurações gerais semelhantes, por exemplo, preto em vez de prato.

V- consegue manter ordem na movimentação dos olhos no momento da leitura. 

 

Estão corretas as alternativas contempladas em:


III, IV e V apenas.


II, III e IV apenas.


I, II, III e IV apenas.


I, II, III, IV e V.


I, IV e V apenas.